Localizada junto ao Rio da Prata, Buenos Aires abriga aproximadamente 12 milhões de habitantes e encanta a todos os seus visitantes com sua personalidade, cordialidade dos portenhos e principalmente sua vida cultural. Representada principalmente pelo tango, a cultura é sem dúvida um dos atrativos mais cativantes da cidade.
Além do tango, outro grande atrativo que desperta o interesse dos turistas é a infinidade e diversidade dos tradicionais bairros de Buenos Aires. Todos os bairros possuem personalidade própria, grandes shoppings e avenidas comerciais, com propostas para todos os gostos: colonial, renascentista, barroco, neoclássico, art nouveau, art déco, moderno e internacional.
A imigração deixou variados costumes mantidos até os dias de hoje, na gastronomia por exemplo, a cozinha portenha é dita italiana e espanhola, com toques franceses e detalhes autênticos, o cardápio está baseado em peixes, bife, milanesas, massas e frango, acompanhados de saladas e guarnições (purê, batatas fritas), o churrasco crioulo inclui embutidos, carnes e miúdos, incluindo diferentes tipos cortes, as empanadas, pastéis recheados com carne, frango, milho ou de presunto e queijo, entre outras, são um clássico que podem ser comprados em diversos locais e saboreados, sem ter que se sentar e você pode continuar a viagem rumo ao seu destino, pratos andinos, como o locro (à base de mondongo, lingüiça vermelha, milho, feijão e carnes), os tamales (farinha de milho, carne, queijo, envoltos em palha de milho), os alfajores estão disponíveis em quiosques e também há os artesanais (são pequenos sanduíches de bolacha recheados com doce de leite).
Sua arquitetura lembra Paris e Madri, onde o antigo e o moderno se misturam. Na parte central estão localizados os bairros mais típicos, como San Telmo, La Boca, Recoleta e Palermo, museus, livrarias, parques, o Teatro Colon, bares, restaurantes, as famosas confeitarias com sua arquitetura art nouveau. As pessoas vestem-se com elegância européia. A vida noturna, a noite “porteña”, é animada, as danceterias, lotadas às 3h da madrugada, fecham às 7 horas.
Uma das melhores maneiras de conhecer Buenos Aires é a pé. Comece pela Plaza de Mayo. Foi nesta praça que foi feita a fundação de Buenos Aires, em 1580. No meio da praça está a Pirâmide de Mayo, construída em homenagem à formação do primeiro governo nacional em 25 de maio de 1810. É nesta praça, também, que todas as quintas-feiras se reúnem as Mães de Maio num protesto silencioso contra o desaparecimento de seus filhos. Aqui estão concentradas muitas das construções importantes de Buenos Aires: O Cabildo, a Catedral Metropolitana e a Casa Rosada. O Cabildo foi a sede do primeiro governo colonial e data de 1751. Hoje é um museu histórico. A Catedral Metropolitana foi construída no início do século XVII em estilo neoclássico. Abriga os restos mortais do libertador General San Martin. A Casa Rosada, uma das mais belas construções de Buenos Aires, é a sede da Presidência da República.
O clima da cidade é temperado oceânico, com temperatura média anual de 16,5°C, durante o inverno, as temperaturas oscilam entre os 3°C e 18°C, baixando, por vezes, até a 0°C, no verão, as temperaturas ascendem a uma média de 28°C, provocam um sensível desconforto dada a relativamente elevada umidade ambiente.
Deixe uma resposta