Paris é conhecida mundialmente como Cidade Luz, pois foi uma das primeiras cidades a possuir iluminação urbana. É uma das principais cidades turísticas do mundo e encanta pela beleza de sua arquitetura, suas perspectivas urbanas e suas avenidas, bem como por seus vários museus as margens do rio Sena, que corta toda a cidade. Desde 1991 figura na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Tendo sido capital de um império que se estendeu sobre os cinco continentes, Paris continua a reter uma forte posição no cenário mundial, sendo pólo comercial, industrial e financeiro, o que tornou a cidade em um dos maiores centros de transportes do mundo. Acima de tudo, Paris é o maior pólo turístico do mundo, atraindo mais turistas anualmente do que qualquer outra cidade.
Ao mesmo tempo em que impressiona pela grandiosidade do Museu do Louvre, do Arco do Triunfo e da Torre Eiffel, Paris sabe ser acolhedora. Não há nada mais relaxante e gostoso do que andar pelas ruas estreitas e tranqüilas do Marais e de Montmartre ou desfrutar o charme, de seus surpreendentes vinhos e a deliciosa culinária dos bistrôs parisienses. Apreciar o Rio Sena do alto da Pont des Arts ou de qualquer uma das outras pontes que o atravessam cria um momento inesquecível para o mais experiente dos viajantes.
Já o Quartier Latin, no lado direito do rio Sena, fica a Sorbonne, uma das mais respeitadas universidades do mundo e o Panthéon, construído na época de Luís XV, como Igreja de Santa Genoveva e nacionalizado em 1791, como sepultura dos “Grandes Homens”; o monumento abriga figuras históricas, como Napoleão, Voltaire, Rousseau, Victor Hugo, Émile Zola, entre outros.
A melhor opção para se conhecer bem o espírito da França é fazer uma viagem gastronômica, pois sua cozinha e o seu vinho, são referências mundiais em qualidade; uma refeição para os franceses não é apenas alimento, é um ritual em si, um acontecimento especial, o melhor momento do dia, que pode durar várias horas ou mesmo uma noite inteira.
Paris é riquíssima culturalmente, uma verdadeira aula de história, charmosa, bonita e aconchegante; deve ser ao menos uma vez na vida visitada por todo ser humano.
Deixe uma resposta