Santiago foi fundada em 1541, pelo conquistador espanhol Pedro Valdívia, no Morro de Santa Lucia e chegou a sua independência em 1818 se tornando capital do Chile. Cercada pela Cordilheira dos Andes, é uma das cidades mais modernas da América do Sul.
Com cerca de cinco milhões de habitantes, Santiago é uma metrópole diferente, com ares de cidade do interior, mas tem uma particularidade que a acompanha em toda sua extensão: a Cordilheira dos Andes. Localizada a 520 metros de altitude, no verão, quando a temperatura média é de 22ºC, a cidade torna-se mais tranquila, os moradores aproveitam para curtir as praias banhadas pelo Oceano Pacífico, principalmente os balneários de Viña del Mar e Valparaíso. Já no inverno, a temperatura fica poucos graus acima de zero, o que dá à cidade um novo atrativo, tornando-a ponto de partida para as estações de esqui.
A cidade possui muitas atrações como o Museu de História Natural com coleções pré-colombianas, o Museu de Arte Contemporânea e o Museu de Solidariedade de Salvador Allende com criações contemporâneas de diversos artistas do mundo. Outros atrativos são os inúmeros parques, igrejas e sua intensa vida noturna. Santiago é civilizada, moderna, histórica e bonita. Como os prédios são mais baixos por precaução aos tremores de terra, assiste-se a uma paisagem privilegiada dos montes cobertos de neve.
O Mercado Central é uma boa opção para conhecer restaurantes especializados em peixes e frutos do mar, pela qualidade e variedade de ofertas, garantidas pela proximidade do mar e pela corrente de água gelada que banha o litoral chileno.
O vinho chileno é considerado pelos especialistas um dos melhores do mundo, graças ao clima ideal para o plantio da uva. Na periferia de Santiago há vinícolas que mantêm programas de visitas com direito a degustação e acompanhamento de guias especializados.